sábado, 25 de dezembro de 2010

Amapá - Comunidade Carmo do Macacoari


Esta comunidade fica no município de Itaubal, a  apenas 120 km de Macapá, capital do Estado do Amapá. É certo que a estrada não ajuda muito, apesar da pouca distância tira-se no verão 2h30m e no inverno o percurso pode ser feito em até 4 horas, dependendo das chuvas.


Lá estão minhas raízes, pois meu avô por lá nasceu, viveu e morreu. Por lá tenho um carinho todo especial. É lá que tem essa criançada linda, cheia de energia e carinho para dar. Lá tem esse rio aí da foto, o Rio Macacoari, majestoso, de águas não mais tão claras como no tempo de meu avô, mas deliciosas. É aí na beira desse rio que realizamos rodas de leituras e brincadeiras com essa molecada. É aí que mantemos, com muita dificuldade e muito amor,  a NossaCasa de Cultura e Cidadania, com biblioteca, um telecentro, brinquedoteca, cineminha e outras atividades mais. Lá, procure a nossa coordenadora, a Raimunda Trindade, pessoa muito especial e atenciosa.
Nossos Velhos, Nossos Sábios da Comunidade do Carmo do Macacoari
D. Diquinha, Larissinha, Jonas Banhos,  S. Zecazinho e S. Zé Picanço
No Carmo, você poderá conhecer a história da comunidade contada pelos detentores da tradição oral: S. Zecazinho, a D. Diquinha e o S. Zé Picanço (que vive lá e no Quilombo  Conceição do Macacoari, comunidade vizinha, onde mantém suas plantações e criações, pois é agricultor familiar).

(http://nossosmestres.blogspot.com/2010/12/mestre-ze-picanco-quilombo-conceicao-do.html)
 E é com o  S. Zé Picanço que você  poderá vivenciar belos passeios pelo Rio Macacoari, admirando a força da natureza que vem das florestas, dos botos, das aves, dos açaizais, dos peixes. E de quebra, ouvir muitas histórias desse quilombola que vive em harmonia com a natureza há mais de 70 anos, oferecendo verdadeiras aulas de educação ambiental e, principalmente, de vida.
Em janeiro acontece a Festividade em Honra a São Sebastião, o padroeiro da comunidade, que, geralmente, acontece em dois momentos e dias separados, o religioso (missa e procissão) e o profano(corridas de cavalo, festa dançante com som - aparelhagem -  vindo de Macapá, que eu particularmente não curto, pois prefiro as músicas de raiz do Amapá, como o marabaixo, batuque, sairé).

Para chegar na comunidade você poderá pegar a Kombi do Oton que faz linha para lá de segunda a sábado, saindo de Macapá entre 13h e 14h ou pelo ônibus de linha saindo da Rodoviária de Macapá, dias de segunda e sexta, pela manhã.
Boa mochilada!!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário